Quem somos Saiba quem é quem e suas funções
O que é a SERNI?

A SERNI, Secretaria Estudantil de Relações Nacionais e Internacionais, existe desde 2005 na FAMED-UFC. É comitê local da IFMSA Brazil, representante da IFMSA (International Federation of Medical Students Assossiation) no Brasil, que é a maior organização de estudantes de medicina, filiada a ONU e OMS, presente em 99 países. Realizamos intercâmbios nacionais e internacionais nas áreas de clínica e pesquisa para estudantes de medicina. Em 6 anos, mandamos 160 estudantes e recebemos 170 estudantes de várias partes do mundo.Sendo, o nosso comitê, reconhecido em todo o Brasil como um dos que mais manda e recebe estudantes.

Comitês (Standing Committees)

Baseados no lema: "Think Global, Act Local!" e na Medicina Social, realizamos campanhas e projetos nas áreas: Saúde Reprodutiva e Aids, Saúde Pública, Direitos Humanos e Paz e Educação Médica. Em média, realizamos 6 campanhas e 2 projetos por ano.

SCOPE

O Standing Committee On Professional Exchange SCOPE é o comitê responsável pelo intercâmbio internacional nas modalidades clínica e cirúrgica dentro da IFMSA BRAZIL. Seu objetivo principal é dar oportunidade aos alunos de medicina conhecerem outros sistemas de saúde, manejo de pacientes, opções de tratamento diversos bem como outras culturas, contribuindo, assim, para a formação de futuros médicos com amplos conhecimentos de medicina e cultura geral.

SCORE

O Standing Committee On Research Exchange (SCORE) é o comitê responsável pelos intercâmbios de pesquisa. Mas não pense que é uma coisa chata, cheia de pessoas enfurnadas em um laboratório. Num intercâmbio do SCORE, além de você conhecer um outro país, outra cultura, você terá contato com novos métodos de pesquisa, laboratórios super modernos e nova tecnologia, ou talvez tenha a oportunidade de aprender a pesquisar.

SCORA

O SCORA, Standing Comittee on Reproductive Health including AIDS, tem seu foco principalmente em tópicos relacionados a HIV/AIDS, prevenção e sexualidade, de maneira geral. Os dois maiores trabalhos do SCORA no mundo são o World Aids Day (Dia Mundial de Combate a AIDS, oficialmente no dia 1º de dezembro) e os projetos permanentes de prevenção com adolescentes em escolas (Peer Education Tutorials). É meta do SCORA fazer crescer a informação sobre uma variedade de assuntos em saúde reprodutiva, semear conhecimento sobre HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e diminuir o estígma e a discriminação contra pessoas que vivem com HIV/AIDS.

SCORP

O Standing Committee on Human Rights and Peace (SCORP) Foi fundado em 1983, quando a problemática de refugiados encontrava-se em seu auge na Europa.O SCORP lida com problemas e necessidades de refugiados, no sentido interno ou externo. Como um grupo, nós também trabalhamos na prevenção de conflitos, a maior razão pela qual pessoas são forçadas a tornarem-se refugiados. Condenamos qualquer uso de violência como solução para conflitos. Simplesmente, trabalhamos por um mundo pacífico. O SCORP entende a paz como pessoa por pessoa, grupo por grupo, estado por estado, possuindo solidariedade internacional, tolerância e respeito por direitos humanos.

SCOPH

O Standing Committee On Public Health (SCOPH) é o órgão da IFMSA que lida com assuntos relacionados a Saúde Pública desde os primórdios da organização. A missão do SCOPH consiste em melhorar a saúde pública globalmente para um amanhã mais saudável. Seus objetivos incluem: Promover nos estudantes de medicina, profissionais da saúde e comunidades de todo o mundo conhecimento e ciência em assuntos de saúde pública e global; Educar e treinar estudantes de medicina no cumprimento de seu papel de melhorar a saúde pública; Garantir a continuidade e sustentabilidade dos projetos, campanhas e atividades do SCOPH; Trabalhar como uma equipe internacional para fazer a diferença e um amanhã mais saudável.

SCOME

O Standing Committee On Medical Education (SCOME) foi um dos três primeiros comitês permanentes da IFMSA desde o início de sua fundação em 1951. O SCOME funciona como um fórum de discussão para os alunos interessados nos diferentes aspectos da educação médica, na esperança de prosseguir e atingir os seus objetivos. Tenta promover a educação médica moderna. Convencidos por muitos exemplos positivos, tem uma missão de ensino e formação dos alunos e professores através de cursos, do intercâmbio de experiências, projetos e difusão de informações. Como uma organização mundial de estudantes de medicina localmente ativos em mais de 94 países, a IFMSA fez contribuições significativas para melhorar a educação médica nas últimas décadas.

Tweets
    © 2012 SERNI- All rights reserved.